A vitela assada em forno de lenha é o prato típico das terras de Fafe desde pelo menos o início do século XIX. As referências mais antigas apontam para a confeção desta iguaria pelas ordens religiosas, ainda antes da expulsão de 1834. Além disso, há referências à vitela à moda de Fafe na obra de Camilo Castelo Branco, ainda antes do grande romancista se ter fixado na casa de S. Miguel de Seide.

A Vitela Assada a Moda de Fafe e o Pão de ló de Fornelos, são citados no livro Minho Pittoresco de José Augusto Vieira, publicado em 1886. Já no século XIX as vitelas de Fafe eram muito afamadas e vendidas para outras localidades, sendo muito procuradas pelos ”amadores da carne tenra e branca”.
A fama que o prato alcançou ao longo dos tempos torna-o hoje a principal escolha de inúmeros visitantes de Fafe, principalmente aos fins de semana, nos eventos como as Feiras Francas de maio, as Festas do Concelho em julho, as feiras semanais de Fafe (todas as quartas-feiras) e também num Festival Gastronómico dedicado à vitela assada, realizado em meados de outubro. O espaço onde decorre a feira tem mais de 1500 metros quadrados e a vitela é precedida de bolinhos de bacalhau, pataniscas, alheiras ou moelas. 

Contactos

24 HORAS POR DIA

(+351) 253 509 220
(+351) 962 936 428
geral@hotelfafense.pt

Fique ligado

  Newsletter

   Assine para ofertas especiais

© Copyright 2019 HOTEL FAFENSE - Todos os direitos reservados - Política de privacidade - Política de Cookies
desenvolvido por netplus!