SOBRE NÓS

O HOTEL FAFENSE, O HOTEL MAIS ANTIGO DE FAFE, COM MAIS DE 100 ANOS DE
HISTÓRIA

Vicente da Silva e Castro, natural do lugar da Povoação, freguesia de São Gens, Fafe, mandou construir depois de regressar do Brasil os hotéis Central e o Hotel Fafense no final do século XIX, início do século XX.
Cada um deste Hotéis tinha cerca de 30 quartos, com serviço de almoços e jantares. Fabricavam pão e doçarias, destacando-se o pão-de-ló e as cavacas.
Foram sucessivamente herdeiros do Hotel Fafense, Manuel da Silva e Castro, Ezequiel da Silva e Castro e João da Silva e Castro.
 O Hotel Fafense, também conhecido por Hotel do Examblador, era muito frequentado pela média burguesia portuense e lisboeta, que procuravam em Fafe a sua estância de repouso, assim como, “brasileiro”, que, dirigindo-se para as suas terras de origem (Basto e Trás-os-Montes), aqui pernoitavam em descanso.
No Jornal “O DESFORÇO” de 1 de Novembro de 1928, lê-se que o Hotel Fafense serve sempre bem, é espaçoso, alegre, é um dos mais antigos e um dos que mais capricha nos seus serviços.


No início da década 70, a família Domingues, da freguesia de Queimadela (Fafe) adquiriu o hotel à família Silva e Castro.
Foi uma pensão residencial 3 estrelas com 35 quartos.
A Residencial Fafense foi constituída em 1970 e situa-se no centro da Cidade de Fafe perto do Largo Ferreira de Melo e de frente para a Praça 25 de Abril, a mais importante da cidade. Tem três frentes: Largo Ferreira de Melo; Travessa Visconde Moreira de Rei e Rua General Humberto Delgado, que é uma das mais importantes ruas comerciais de Fafe.
Por estar no centro, está próximo de serviços, comércio e outras estruturas tais como o Parque da Cidade.
O Jardim do Calvário é uma importante estrutura que ladeia com o edifício, no alçado posterior, permitindo aos turistas usufruírem de um ambiente natural. Um edifício que com o tempo foi ficando degradado, pouco dinamizado, mas apesar disso com excelente localização.
A estratégia definida passou por transformar a “Residencial Fafense” num Hotel, conferindo-lhe modernidade e ao mesmo tempo trazendo um pouco da imagem do alçado que caracterizou o edifico original, reclassificando-o para Hotel de 3 estrelas.

Em 2016, foi iniciado a reconversão da residencial no novo “Hotel Fafense” 3 estrelas com 32 quartos.
Data de inauguração do novo “Hotel Fafense”, século XXI: 6 de Abril de 2019"
O Estabelecimento Hoteleiro foi projetado de modo que a sua funcionalidade interior permita a articulação dos diferentes espaços de modo que preste um serviço de qualidade ao alojamento de turistas. A entrada atual mantem-se de modo a ter um acesso independente para quem permaneça por um período de tempo mais alargado. Dá acesso direto aos acessos verticais: escadas, com ligação a outras áreas comuns à entrada principal, que foi criada no alçado posterior. Será criado um passeio contiguo à rua de modo a permitir que haja uma continuidade desde o largo até ao limite do edifício. A entrada principal está adaptada para pessoas de mobilidade reduzida, assim como todo o edifício no que concerne ao cumprimento do projeto de acessibilidades, com especial enfoque no 1º andar onde se localizam os quartos para pessoas com mobilidade reduzida. Pelo exterior será garantido estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida no parqueamento municipal. 

Contactos

24 HORAS POR DIA

(+351) 253 509 220
(+351) 962 936 428
geral@hotelfafense.pt

Fique ligado

  Newsletter

   Assine para ofertas especiais

© Copyright 2019 HOTEL FAFENSE - Todos os direitos reservados - Política de privacidade - Política de Cookies
desenvolvido por netplus!